terça-feira, 27 de julho de 2010

Praga - República Tcheca

Após quatro horas e meia de ônibus chegamos a Praga, República Tcheca. Confesso que a primeira vista achei a cidade vazia demais pra fama que tinha, suja e acabada. Mas estava longe do centro histórico portanto de nada valia essa opinião inicial. É preciso conhecer pra opinar.

Caminhando chegamos ao albergue que reservamos de Berlim, chamado Friendship hostel, 8 euros por pessoa pra dormitório. Chegando lá me veio à cabeça cenas do filme "O Albergue" do Tarantino (explico mais adiante). Começando que a reserva não estava confirmada, o site não informou pro albergue de nossa reserva. Ainda bem que tinha vaga sobrando então não tivemos nenhum problema. Pagamos e fomos pro dormitório largar as coisas e correr pro centro pra ver se ainda rolava foto antes do sol se pôr, já era 21:00h.


Olha o jeitinho brasileiro, gambiarra pra manter a cama de pé!



Lili e uma porta que leva ao subsolo do albergue, nem quero saber o que tinha lá embaixo! kkkkk


Fomos pra rua já com um mapinha da cidade nas mãos. Andando em meia hora chegamos no centro histórico, o sol já estava se pondo mas ainda conseguimos fazer umas fotos. Com sorte, trocamos alguns euros por coroas tchecas pra poder comer algo.


As coroas Tchecas


Na correria pra chegar ao centro histórico, passamos pela praça principal onde uma multidão gritava excitada sobre os lances do jogo da copa do mundo sendo exibido em um telão enorme. Ali encontramos nossa janta, presunto assado na praça mesmo, que delícia....


O presunto! Muuuuuito bom...


E as fotos saíram, não deixei pra depois não, fotos noturnas, melhores que eu já fiz...lá vai...


Castelo de Praga. A construção começou no século IX e praticamente nunca foi terminada até muito recente. Com o passar dos séculos o poder mudava de nome, e com o novo príncipe ou rei novas partes iam sendo construídas, até que em 1918, quando o poder sobre o castelo retorna à República tcheca (estava sob domínio Austríaco), é transformado em residência presidencial vez que o imério austríaco Habsburg ruiu e assim, livre de seu subjulgo, formou-se a República Tcheca que hoje conhecemos. Considerado pelo Guiness book o maior castelo do mundo já que ocupa mais de 70 kms² de área. Foto tirada as 22:20h apox. Mesmo longe pelo menos 1km, precisei fazer uma panorâmica de 3 fotos pra pega-lo inteiro!



Igreja Tyn, na praça principal. Começou a ser construída ainda no século XIII mas demorou absurdamente para ser concluída. Somente em 1.455 o teto foi concluído. Mais tarde, em 1511, a torre sudeste foi finalmente concluída. Pasmem, uma guerra em 1.626 danificou esculturas que foram substituídas. Pior, em 1.679 um raio atingiu a igreja e causou um incêndio devastador. Trabalhos de restauração aconteceram entre 1.876 e 1.895, entre 1.973 e 1.995. O interior ainda passa por restaurações. A igreja é cercada de estórias medievais de assombrações e popular por "não ter entrada". Na verdade existe, mas é escondida por prédios históricos mais recentes que se notam na frente da igreja na foto! Foto tirada por volta de 22:45h.


Depois do presunto e das fotos noturnas voltamos pro calabouço pra dormir, chegando lá quase meia noite. Entramos no dormitório e continuávamos completamente sozinhos! Nos preparamos pra dormir. Resolvi ir ao banheiro tirar água do joelho. Passei no corredor por uma figura fazendo abdominais deitado sobre uma mesa, continuei. Quando cheguei ao dormitório comentei com a lili, rimos, daí ela foi ao banheiro e o cara não estava lá. Voltou e me disse...engraçado...rs. Daí, dois minutos depois resolvi cortar o rabo e voltei ao banheiro, o cara continuava lá nas abdominais! Quando voltei pro quarto contei pra lili, acreditam que voltamos ao corredor o cara não estava mais lá? kkkkkkkkkkkk

Enfim, dormimos. Na nossa chegada já tínhamos comprado as passagens de ônibus pra Vienna, Áustria (custaram 1.080 coroas tchecas as duas pra uma viagem de 4 horas de ônibus). Acordamos cedo, fizemos nosso check out deixando as mochilas grandes lá. Tínhamos horas e horas até nosso ônibus. Fomos caminhar mais e conhecer a cidade e em especial o bairro histórico cruzando a ponte St. Charles até as dependências do castelo. Foi um longo dia de andança...Mas valeu muito...


Museu da tortura! Sai daí maluco!



Lili atrás da Igreja Tyn.


Nossa maior objetivo era ver o famoso relógio astronômico de Praga! Fomos cegos até ele e chegamos faltando minutos pra hora cheia, e nela uma série de eventos ocorrem no relógio e na torre da Prefeitura da cidade, onde está instalado, mágico! A data registrada de construção da primeira versão é de 1.410! Em 1.490 foi adicionado o "mostrador calendário" (parte inferior). De lá pra cá, o relógio sofreu diversas reconstruções e restaurações. A destruição foi em 1.944 durante bombardeio alemão, o relógio só foi novamente concluído em 1.948 depois de muita pesquisa.


E nós lá na frente do relógio de quase 600 anos!



Não podia deixar de filmar a hora cheia né...parte 1!



E a parte 2, uma hora depois kkkkk! Que máximo!


Realmente é um momento mágico porquê centenas de pessoas ficam ali esperando pela hora cheia...sensacional!


Detalhe da parte astronômica do relógio. Parte superior. Não é tão simples não, ele até muda de cor conforme a estação do ano!


E agora mais fotos...


Entrando no castelo...



Panorâmica de uma praça interna do castelo...



Nós dois na frente da basílica do castelo (Basílica de São Vito - paga pra entrar)



Eu andando pelos jardins do Senado de Praga.



Outro castelo, esse não descobri qual é.



Nós na ponte St. Charles sobre o rio Vltava. Começou a ser construída em 1.357! Hoje é símbolo de Praga.



Torre da pólvora. Era uma das 13 torres de defesa de Praga no século XIII. Também era entrada da cidade e caminho real. Não encontrei referências sobre sua construção.


Que lugar sensacional...

Depois de ver tantos lugares nos preparamos pra pegar o ônibus pra Áustria.

Continua...

Nenhum comentário: