sexta-feira, 23 de julho de 2010

Berlim - Alemanha

Agora sim, cidade por cidade, vou colocando no ar detalhes dos 20 dias de mochilada pela Europa, eu e a Lili em mais uma grande aventura! Neste primeiro post, serei breve em relação aos quatro dias que passamos em Berlim.

Pegamos um vôo da KLM que decolou no horário previsto. Apesar de o avião ter um tremendo conforto a primeiro contato o que inclui tela de lcd individual com infindáveis opções, nada é confortável depois da terceira hora, e o vôo levaria onze horas e meia até a Holanda.


Tela com o flight tracking on, fazia um pouco de frio do lado de fora do avião hein!


Depois de jogar muito, ver três filmes e Mr Bean, descemos no aeroporto Schipol em Amsterdam. Lá passamos pela inquisição de entrada na europa, uma série de perguntas desconfortáveis mediante apresentação de documentação comprobatória, depois disso recebemos o carimbaço de entrada na UE. Porém, ficamos no aeroporto esperando nossa conexão até a capital alemã. Um segundo vôo de mais uma hora e meia até Tegel, aeroporto alemão.

Pra quem voou por mais de onze horas, esperar uma hora por uma conexão não era nada. Andamos pelo aeroporto, vimos umas coisas e etc. Chegada a hora, passamos pela segurança e embarcamos. Noventa minutos depois estávamos em Berlim. Desde já buscamos pelo carimbo no passaporte, mas isso não acontece mais depois da consolidação da União Européia.

Saímos do aeroporto e fomos ajudados por um funcionário do aeroporto para comprar os bilhetes do ônibus que nos levaria ao nosso albergue. Incrível a paciência e prestatividade do rapaz, sensacional.

Em pouco tempo chegamos ao albergue (City Stay - 17 euros por pessoa), fizemos nosso check in e deixamos as tralhas no dormitório. Saímos pra ver alguns pontos turísticos que queríamos, a começar pela torre de TV, estrutura mais alta de Berlim e símbolo turústico da cidade. Pegamos o elevador (preço de 10,50 euros cada um) até a altitude de 203 metros (o total da torre é de 368m), e de lá fizemos algumas fotos da cidade. Berlim é muito, muito grande, até onde a vista enxerga no horizonte. A cidade mescla majestosamente o velho e o novo, como foi devastada na Segunda Guerra Mundial, muitas edificações antigas continuam de pé, porém 80% da cidade é recente, muito modernismo nos prédios e transporte público.

Descemos, visitamos a fonte de netuno, caminhamos um pouco mais e vimos mais coisas. Não conseguimos fazer muito neste primeiro dia pois o cansaço depois de 13 horas de aviões é danado, além da diferença de fuso horário pro Brasil de 5 horas a mais, o que dificulta a adaptação. Voltamos pro albergue, comemos e dormimos por 12 horas ininterruptas.

Um dia, caminhando pela cidade, paramos ao lado do Portão de Brandenburgo pra fazer fotos e fomos surpreendidos por uma banda em um caminhão, fazendo um show relâmpago ali mesmo, foi muito legal!


Show de graça eu também quero!


Andar pelas ruas de Berlim pode ser uma experiência muito legal. Percebi que o país ainda carrega consigo o terrível semblante de Hitler e da Segunda Grande Guerra, por isso todos são muito simpáticos com os turistas tentando deixar as memórias desagradáveis se apagarem nas linhas do tempo, e você ainda pode dar a sorte de ver um lance legal desse nas ruas:


Teatro nas ruas de Berlim


Nos dias seguintes repetimos a rotina, andando íamos conhecer os pontos turísticos da cidade. Passamos o dia dos namorados fazendo foto noturna do Portão esperando pela amiga da lili Ana Paula, que nunca veio rsrs. Aproveitamos e fizemos uma das poucas refeições de comida propriamente dita, fomos a um restaurante vietnamita e comemos pato assado!

A Berliner Dom é um dos edifícios Históricos mais impressionantes, a ainda possui buracos de bala da luta armada que mudou a História do mundo entre 1939 e 1945. Andávamos entre 10 e 20km todos os dias, uma média de 8 a 10 horas de caminhada. Assim conseguimos economizar dinheiro e conhecer os principais pontos turísticos de Berlim. Raramente utilizamos transporte público. De fato, só pegamos o metrô pra ir à rodoviária comprar passagens para Praga, e depois pegamos de novo no dia de pegar ônibus.

Aliás, que ônibus! Pela Eurolines (preço de 35,10 euros pro trajeto Berlim - Praga. Tempo de viagem de 4,5 horas), tinha tomada, wifi e janelas panorâmicas! Muito limpo e confortável e ainda com água gasosa com sabor incluída.

Vamos às fotos!


Torre de TV e parte da Prefeitura



Torre da Prefeitura, tirei essa foto da janela do nosso dormitório!



Tildinha e Parofito detonando em Berlim!



Tem um parque na frente do Portão de Brandenburgo, e dentro desse parque que na verdade é um jardim (Tiergarten) um largo gramado com diversas rochas diferentes, trata-se do projeto Global Stone. De cada continente há um par de rochas, muito massa!



Portão de Brandenburgo, foto noturna. Começou a ser construído em 1.789 por ordem do Frederico Guilherme II, Rei da até então Prússia.



Panorâmica do Portão de Brandenburgo de costas.



Restos do muro de Berlim, erguido em 1961 e derrubado em 1989. Separava a República Federal Alemã (capitalista) da República Democrática Alemã (socialista).



Memorial aos judeus mortos na Europa (Denkmals Für Die Ermordeten Juden Europas), composto por 2.711 blocos de concreto, homenagem aos 6 milhões de judeus mortos pelo nazismo entre 1939 e 1945. Lili lá no meio.



E aqui sou eu lá.



Escultura "A mãe e seu filho morto", de Käthe Schmidt Kollwitz, que fica dentro do monumento Neue Wache (construído em 1816) que após sua construção servia de posto de guarda real e assim permaneceu até o final da Primeira Guerra Mundial. No teto do monumento há um buraco ("oculus") por onde entra a luz solar que destaca a escultura. Entrada gratuita.



Museu Egípcio de Berlim que fica em uma das extremidades da praça onde está a Berliner Dom (dentro deste museu que fica o busto de Nefertite!)



Lili sob o monumento que simboliza a união das duas alemanhas no evento da queda do muro, em 1989.



Lili sobre a marca onde passava o Muro de Berlim.



Lili observando restos conservados do Muro de Berlim na PotsdamerPlatz.



Famosa igreja Kaiser Wilhelm, construída em 1890, bombardiada e parcialmente destruída em 1943 durante a Segunda Guerra. O prédio novo que se observa ao lado dela foi construído entre 1959 e 1963. É uma igreja nova anexa à antiga, que teve seus desabamentos contidos e o salão principal transformado em um memorial.



Eu ao lado de uma das diversas fontes de Netuno que há na Europa. Esta fica ao lado da Torre de TV no centro de uma praça. Bairro Mitte, AlexanderPlatz.



Eu ao lado da estátua de Karl Marx e Friedrich Engels. Praça Fórum de Marx & Engels, criada em 1986. Bairro Mitte, AlexanderPlatz.



Linda escultura em uma ponte sobre o rio Spree.



Eu e lili na frente da Berliner Dom. Catedral católica construída entre 1.895 e 1905, reconstrução de uma versão muito mais antiga que ocupava o mesmo espaço. A Berliner Dom conserva até hoje na sua faixada marcas de bala de conflito armado entre russos e alemães no ano de 1.945.



Checkpoint Charlie. Foi um posto aliado que controlava acesso das forças armadas e de civis estrangeiros da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Acabou virando ponto turístico como símbolo da separação de leste e oeste, além de significar uma "estrada para a liberdade" principalmente para os alemães orientais.


Existem mais muitas fotos (só em Berlim fiz 490 fotos), mas se eu colocar tudo aqui acaba meu espaço free no picasa he he he...

Em mais 5 dias, próxima cidade: Praga - República Tcheca.

Abraços!

Paulo

3 comentários:

tacio philip disse...

Puta tempo bonito! Bem diferente do que eu peguei lá em 2005! Dá uma olhada: http://www.tacio.com.br/tacio/fotografia/index.php?pasta=2005-02-01_berlin/

Abs!

Paulo Roberto - Parofes disse...

Mais ou menos né...Vc foi no inverno e eu adoraria ter ido nessa época kkkkkk
A neve dá um toque especial e sombrio nas fotos do jardim!
Na que eu mais queria tempo bom deu zica, na Kaiser W. church, ficou tudo branco, isso é um saco pra fotografar... :/

Anônimo disse...

que venha nossa segunda férias juntos :P
beijos Lili