quarta-feira, 15 de abril de 2009

Monte Chacaltaya

Ola amigos!

Cheguei na cidade de La Paz ontem, e hoje, aproveitando minha boa aclimatacao, fui direto ao assunto. Cerro Chacaltaya, simbolo turistico da cidade e de facil acesso.
O mesmo taxi que peguei pra sair da rodoviaria ontem e encontrar com dois amigos que fiz em Salta (israelenses - combinamos de escalar aqui) me levou ate a montanha. Quando me deixou no albergue ja haviamos negociado tudo.

Ele me pegou no albergue as 8 da manha e combinamos que o carro me levaria ate 4900 metros de altitude, muito mais abaixo do que normalmente leva os turistas, que e no chale do clube andino de La Paz, a 5.300 metros. Nao teria a minima graca. Como ele e taxista foi melhor, nem discutiu, eu disse que subiria o resto sozinho a pe.

Como nao tinha nada pra fazer, e talvez no intuito de minimizar o meu pobre esforco montanhista, ele me acompanhou ate o chale do clube ahahahahah pode isso? Tudo bem, o que posso fazer? Ele e nativo, acostumado com a altitude. Mas mesmo assim, nem pensou em ir ate o cume.

Depois de uma hora de caminhada cheguamos ao clube, bastante neve na montanha! Mas, nenhum gelo que costumava ser como o amor, eterno. Afirmo apos constatacao empirica que de fato a geleira da montanha se foi toda. E ironico pois o degelo formou lagunas mais abaixo absolutamente lindas, azuis, como jacuzzis naturais!

Bem, apesar de nunca achar que meu preparo fisico fosse bom pra alta montanha, nao posso reclamar. Apos 3 cumes acima de 5500 metros (sendo um seis mil) ainda chego na cidade e de cara mais um.

Tudo bem, e uma montanha turistica, facilima, mas, e uma alta montanha, merece respeito nao so por isso, mas pelo proprio fato de ser uma montanha, e muito bonita nevada, linda!

Apos o clube andino, so 20 minutos e mais 95 metros de desnivel me separaram do cume...e foram espantosamente faceis. Ali, a 5.395 msnm, a vista deveria ser totalmente linda, nao estava completamente linda porque uma nevasca se aproximava, por isso o tempo nao estava muito bom e as fotos comprovam isso, mas, o pouco que abriu, ja rendeu fotos que eu considero lindas!

De cara ainda conheci um brasileiro, Bruno Matoso, que nunca havia subido montanha antes. Mas, apesar de ter sido novidade pra mim conhece-lo, nao foi novidade para ele me conhecer, pois e membro da comunidade "Mochileiros na America do Sul" no orkut, onde sou moderador e deixo muitas dicas pro pessoal. Portanto, ele ja me conhecia!

Aporoveito para deixar um grande abraco pro cara, apesar de cansado e um pouco assustado pelo primeiro contato com alta montanha e ainda em meio a uma nevasca, ele conseguiu! Alem disso, foi meu fotografo oficial. Por isso, Bruno, grande abraco e obrigado pelas fotos! Ficaram otimas cara!

Alias, no retorno, estavamos como criancas! Pegamos uma nevasca, uma bela nevasca diga-se de passagem! Estava relativamente fraco o frio, somente -1 grau, mas, teve todo um gostinho especial!

Enfim, prometi em um breve comentario em uma materia recente no alta montanha que iria tirar hoje fotos para que fossem publicadas no site, e cumpri. Abaixo algumas fotos que comprovam que a geleira, de fato, ja era. So ha neve.

Por ser alta montanha, merece respeito e contagem no projeto.

Cerro Chacaltaya. Antiga pista de ski mais alta do mundo.
40 km de La Paz
5.395 msnm
Temperatura no cume sem vento: -1 grau (completamente sem vento)

22.637 metros concluidos do projeto!


Abracos a todos! Vamos as fotos:



Ja depois da estrada caminhando na neve.



A chegada ao club andino de La Paz, Cerro Chacaltaya.



O Cerro Chacaltaya com bastante neve ate...



A caminho do cume, o clube ficou para traz.



La cumbre! Bela vista...pena que tinha muita nuvem...



Outra do cume.

Um comentário:

Unknown disse...

PQPPPPPPPPPP
Não é que vc foi mesmo??? Inveja da tua aclimatação viu...rsrsr E que coisa linda o desgraçado do chacaltaya com neve!!!!Não é que ele é bonito? As fotos ficaram realmente muito bonitas, e os relatos estão ótimos! Eu estou sem computador, mas sempre dou um jeito de dar uma espiada. Só não leve tua esposa para essas roubadas, ela vai te deixar desse jeito rsrsr Parabéns querido, boa viagem, se cuide por aí. Ah, que albergue tu estás? Bjao