domingo, 5 de abril de 2009

Fome, sede e sono: Mas com todo gas!

Enfim, cheguei a San Pedro de Atacama. Cidade que adorei da primeira vez que visitei, por isso nao exitei em voltar!

Como fiquei 3 dias em Salta fazendo absolutamente nada alem de comer empanadas (maravilha argentina), jogar toto (ou pimbolim pros paulistas), e bater papos internacionais, resolvi tirar o ferrugem.

Na cidade existe uma montanha turistica, o Cerro San bernardo, com apenas 1.454 msnm, desnivel de pouco mais de 250 metros levando em consideracao que a cidade de Salta esta a 1.185 msnm. Resolvi subir a montanha, nao utilizando o teleferico que cobrava a turistas o valor carissimo de 20 pesos, mas andando. Mais especificamente subindo as escadas. Melhor ainda, com todos os meus 29kg de mochila.

Deixei o albergue Exxes (30 pesos a diaria incluindo cafe da manha, ping pong, toto ou pimbolin, cozinha, bate papo de primeira, intercamio cultural massivo) na manha de ontem com a intencao de perambular pela cidade e bivacar na rodoviaria para pegar meu onibus cedo pra ca (San Pedro - 11 horas de viagem pela Rota 40). Foi o que fiz. Sai do albergue as 09:30h de la mañana e comecei a andar pela cidade. Comi Choripan (sanduiche de linguica chourico com pao, delicia!) e resolvi subir o Cerro, e meu companheiro Gerardo concordou. Fomos.
Sao 1.070 degraus ate o topo, facil facil, nem cansei mesmo carregando meus 29kg, deu pra suar um pouco e aquecer os musculos que ja estavam sedentos por atividade.

Batemos muitas fotos, inclusive das lindas Nephilas Clavips que estao por todo lado na montanha, me senti em Serra Negra - SP (onde elas tbm sao muito comuns).

Depois disso foi uma longa espera de 16 horas ate o onibus sair hoje as 07:30h. Longa mesmo...Nao dormi planejando dormir no onibus.

Obviamente isso nao aconteceu rsrsrs...Fiquei maravilhado pela altitude da rota 40 (chegando ao maximo de 4.755 msnm (marcacao do meu relogio) pouco antes do Paso de Jama (que fica a 4.200 msnm) e e claro, nao preguei os olhos nem um minuto a mais do que umas resumidas 2 horas.

Enfim, antes mesmo de procurar um albergue, encontrei o guia com quem troquei e-mail. Ele ja arrumou o 4x4 para me levar e me trazer da base de minhas intencoes (he he he) e ja acertamos os precos. Possivelmente (depende de meu descanso), ainda amanha mesmo ja faco uma investida de aproximadamente 10 horas de escalada para o cume e descer. Nao devera ser o Licancabur, outra montanha menos pesada para aclimatar.

Em falar nisso, no meu onibus 3 pessoas passaram muito mal devido a forte mudanca de altitude em pouquissimo tempo (em apenas 6 horas saimos de Salta a 1.185 msnm e chegamos ao ponto maximo de 4.755 msnm), eu, como nas vezes anteriores, nem dor de cabeca tive.

Algumas fotos para que observem minha sorte.....Apesar de nao ser inverno, o ar ser absurdamente seco por estar no deserto, a maioria das montanhas nos arredores de San Pedro esta nevada! O Licancabur esta terrivelmente lindo...babei ao ve-lo chegando de onibus...

Ai vai:


O Juriques (5.704 msnm) nevado.



O Licancabur (5.916 msnm) nevado!



Altitude maxima marcada pelo meu relogio na rota 40.




A lindissima Nephila Clavips e suas teias douradas. Tinha cerca de 10 centimetros.




Foto de turista no cume do Cerro San Bernardo de Salta.




O comeco da subida. Eu e meus 29kg.



Carimbando o passaporte na aduana argentina na rota 40 a 4.090 msnm.



De bobeira com minhas 3 mochilas no albergue. (depois a marron npequena entrou na nova que esta com o capacete!)



Eu e Gerardo na frente da Exxes de bobeira...rs

Nenhum comentário: