quarta-feira, 8 de abril de 2009

É de Lascar!

A aventura continua.

Apos obter sucesso na minha primeira investida das ferias, mandei ver uma nova investida apenas 30 horas apos a primeira. So tive um dia de descanso e hoje de manha deixei o albergue as 04:00h.

A investida de hoje foi o vulcao Lascar, o mais ativo ao norte do Chile, com 5.592 msnm.

Novamente combinei com o guia que comecariamos a subida um pouco mais abaixo. Hoje comecamos a 4.400 metros de altitude, logo apos a laguna Lejia, que estava parcialmente congelada. Fazia -4 graus quando chegamos la e bebemos um cha de coca antes de subir...

Comecamos a subida sem nenhum problema. Dessa vez somente eu e o guia. Lentamente avancamos ganhando altitude pela parede sul do vulcao, a mais fria.

Uma hora e meia apenas apos o inicio da subida estavamos a 4.975 metros, e apesar de andarmos bem lentamente, avancamos bem porque a inclinacao e de cerca de 35 a 40 graus. Rochas vulcanicas soltas...isso significa dois passos para frente, um para tras. Putz...

Mas a minha determinacao esta muito boa, e nao vacilei a nenhum momento. Nao ha muito a dizer...apos 4 horas chegamos a cratera do vulcao, que fica a 5.500 metros de altitude. Um absurdo...Lindo demais, um cheiro de enxofre fortissimo, muitas fumarolas, e o guia me explicou que a paisagem da cratera modifica toda semana, pois ele esta bastante ativo e uma erupcao pode ocorrer a qualquer momento. Nao pude ver magma, mas vi o inferno la! E sensacional, uma cratera que nem e das grandes, mas tem 500 metros de largura e 400 de profundidade. Sem palavras.

Ai comecou a dificuldade. Subimos o tempo todo com temperatura negativa pois o tempo estava nublado, incrivel! No Atacama sao mais de 320 dias de puro sol por ano, e hoje estava completamente fechado o tempo, nem era possivel ver o vizinho, o vulcao Aguas Calientes (AKA: Simba) e seus lindos 5.924 metros! Nem era possivel ver o Chiliques com seus imponentes 5.778 metros, logo atras da laguna.

Por alguns momentos, uma leve neve caiu. Porem os flocos eram tao pequenos que nao foi possivel fotografar tampouco filmar, mas isso me deu uma energia extra! he he he

Enfim, a parte final e o problema. A inclinacao aumenta e o ar contaminado com gases toxicos piora a situacao. Nao sao toxicos de imediato, mas a longo prazo nao sei nao hein...podem causar serios problemas respiratorios ou ate mesmo morte.

O lance e que o oxigenio ja e pouquissimo, e alem disso fiquei inalando vapor do inferno apos os 5.300 metros. A respiracao piorou consideravelmente.

O Christian (guia) me perguntou se eu estava bem para ir ate o cume, e claro que eu disse que sim, e estava mesmo! Fomos...

Esses ultimos 92 metros foram os piores de minha vida. Fora de serie. Tinha que fazer uma forca tremenda pra me manter de pe frente aos ventos de (sem exagero) uns 50 km/h. Isso fez com que a sensacao termica piorasse mais ainda as coisas. O enxofre, fumarolas, inclinacao...faltava o que? Nada!

Cheguei. O cume e exposto demais, o vento aumentou mais ainda, a temperatura no cume era de -4 graus, mas a sensacao termica de no minimo -15 graus. MUITO FRIO. Okay, nao para por ai. E normal no atacama termos uma secrecao constante das narinas porque o ar aqui e tao seco, que provoca irritacoes respiratorias incriveis. Eu tinha uma linha de muco descendo, quando cheguei ao cume ela congelou em um minuto e me queimou a "zona bigodal". Pra melhorar as coisas, meus labios tambem foram queimados pelo frio. Quase que instantaneamente. Putz...rs

Mas tudo bem, isso e so um problema de junta.

Cume conquistado em pouco menos de 5 horas, desnivel total de 1192 metros aproximadamente.

Vulcao Lascar, mais ativo do norte do Chile
132 km de San Pedro de Atacama
5.592 msnm
Temperatura no cume sem vento: -4 graus, Com vento: cerca de -15 graus celcius.

11.196 metros concluidos! Todas as minhas conquistas sao dedicadas a minha mae (in memoriam).

Abracos a todos!



Algumas fotos...


Apos uma hora e meia de subida...



Um dos poucos momentos (durante a subida) que o ceu abriu um pouco. Logo ao lado do meu ombro, nota-se o cume do vulcao Chiliques, ao centro da foto, laguna Lejia



Eu na frente da cratera. 5.500 metros.



A cratera.



O cume. Precisei abrir as pernas pra nao sair voando. 5.592 msnm. Ao fundo (o tempo limpou nessa hora) e possivel ver o cume do Vulcao Aguas Calientes.



Bom exemplo dos efeitos da altitude e ma oxigenacao, mao muito inchada.



Esse e meu guia descendo a minha frente, ao lado da cratera.




Na volta, o marco do Tropico de Capricornio a 4.000 msnm.

Um comentário:

Ketelin Camargo disse...

Animal, Parofes!!!
Já achei o máximo eu ter subido o Vulcão Villarrica com 2847m de altitude... Imagine subir o Lascar, com uma cratera gigaaante dessas... Parabéns! Desejo que a trip continue nesse mesmo ritmo.
Beijo