segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aclimatando e escalando.

Pois e amigos...

Nesse momento escrevo com grande alegria na mente!
Como disse no post anterior, cheguei em San Pedro ontem. Combinei com o guia de subirmos uma montanha hoje, apenas 14 horas apos minha chegada.

Nesse meio tempo, comi feito louco, bebi uns bons 5 litros de agua pra ajudar na aclimatacao, e fomos...

Eu sei, alguns vao ler esse post e falar "ta doido cara?", mas me senti apto a ir, entao fui! Fiquei atento a todos os sinais que meu corpo me dava, e respeitei seus desejos ate o final, ele me deixou continuar por isso continuei...rs

Agora sim revelo o primeiro objetivo, Cerro Toco.

Essa montanha e uma das mais faceis aqui nos arredores de San Pedro. Mas vejam bem, facil no sentido meio que figurado da palavra, pois como toda alta montanha, o oxigenio oferecido a mais de 5000 metros de altitude e uma piada para os padroes de nossas unidades de carbono.

Mesmo assim fui.

Quando o guia me pegou cedo disse que iriamos de carro ate 5000 metros e dali se iniciaria a subida. Eu disse "no way man!". Nao teria graca nenhuma subir a pequena diferenca. Entao o convenci a iniciarmos a subida a 4600 metros de altitude, o que ele concordou meio relutante.

Apesar de ter levado apenas 4 horas de subida, nao foi facil. Faziamos paradas de cerca de dez minutos para observar como eu estava indo pois qualquer indicativo serio apresentado por meu corpo, eu iria abdicar da subida.

Conosco tambem vieram mais 3 pessoas, assim fica facil de pagar o guia e o transporte. Um casal de noruegueses (Knut e Bridget) e um espanhol chamado Nicolas.

Subimos em um passo absolutamente de tartaruga para que nao recebessemos nenhum sinal do corpo pedindo nivel do mar...

Cerro Toco e um extratovulcao de 5.604 msnm. Porem, a cratera dele fica consideravelmente mais abaixo, algo como 5.200 metros de altitude. Inclusive, serve de extracao de enxofre pelos nativos para industria de rodas de carros.

A subida foi facil, mas a respiracao de fato era uma porcaria...Primeiro pela altitude (foi maravilhoso respirar ar rarefeito apos 2 anos sem essa estranha porem deliciosa experiencia), segundo pela falta de umidade no ar, o que dificulta mais ainda a investida.

Enfim, sem muitos rodeios, consegui! Por isso estou radiante, meu primeiro cinco mil, e subi com certa facilidade. Lembro, o fato de ter encarado somente pouco mais de 1000 metros de desnivel, a altitude e a questao. Nao e nada facil, mas foi uma maravilha chegar ao cume e observar varios outros vulcoes, alem do proprio Licancabur mais a frente e o Juriques, ambos lindos e nevados, o que e particularmente dificil de se ver nesta epoca do ano, e e claro pela propria natureza do local: deserto!

Ja sei, quem ler este texto (nao tenho muitos leitores mesmo rsrs) deve estar tentando imaginar "poxa, mas sera que ele nao sentiu nada???". Claro que sim, mas so quando cheguei ao cume. Leve dor de cabeca...nenhuma tontura, nenhum vomito, nenhum "blackout". A dor de cabeca ainda persiste um pouco, mas e pelo desnivel absurdo de mais de 3000 metros em algumas horas, mas estou bem!

Tiro o resto do dia para descansar, beber muita agua, comer bem. Amanha o mesmo. Talvez depois de amanha ocorrera nova investida. So vou esperar para ver como meu corpo reage.

Por enquanto, 5604 metros cumpridos do projeto! Estou muito feliz!

Cerro Toco: Chile, logo atras do Licancabur e do Juriques
Altitude do cume: 5.604 msnm
Temperatura experimentada: No cume sem vento: 0 graus celcius, Com vento sensacao termica em torno de -5 graus celcius.

Algumas fotos...


Apos cerca de uma hora de subida. No comeco nem tirei fotos porque nem neve tinha...



Mais adiante na subida...passos de tartaruga apos romper a barreira dos 5000 metros.



Me aproximando da montanha. Cerro Toco ao fundo porem esse nao e o cume, so aparece depois.



Para o alto, e avante!



Dando a volta por tras daquela elevacao pre cume.



Finalmente, o cume!




Foto de marca registrada "Parofes" kkkk! A frente se ve o Licancabur (esquerda) e Juriques (direita)

2 comentários:

Alessandra disse...

Olá Parofes!
O blog está lindo, cheio de fotos maravilhosas e vejo que você têm aproveitado muito tua viagem e tem conseguido teus objetivos de cume! Tenho acompanhado desde o post de Buenos Aires (é uma cidade linda, não é mesmo?) mas não acrediteeeiiiii quando dissestes que pedistes para o guia que querias caminhar desde os 4600???? Ai, meu Deus que inveja!!! Será que já não estavas a sofrer com o blackout jajajaja. Brincadeiras a parte, não se esqueça da hidratação sempre e veja os preços de equipos aí pra gente! aTé o próximo post! Boa viagem!

Vivian disse...

Uhuuuuu estamos aqui acompanhando e babando muito massa pia...... uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu